Contabilidade completa para sua empresa!

CONVERSE CONOSCO
Contabilidade digital completa para sua empresa
Nós te ajudamos a elevar o nível da sua empresa

Soluções pensadas para facilitar as rotinas do seu dia!

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS

Tocantins realiza etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho

Na última terça-feira, 30 de setembro, o Tocantins sediou, em Palmas, a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT). O encontro reuniu representantes de trabalhadores, empregadores e do governo, além de autoridades locais, com o objetivo de discutir os principais desafios do mercado de trabalho no estado e elaborar propostas que serão encaminhadas à etapa nacional da Conferência, prevista para março de 2026, em São Paulo.

Ao todo, 60 delegados participaram da conferência, sendo 20 por bancada,  — Governo, Trabalhadores e Empregadores. Durante os debates, foram levantadas 16 propostas em áreas estratégicas, como negociação coletiva, dissídio coletivo, autonomia sindical, vedação à ultratividade, modernização do Sistema Nacional de Emprego (SINE), financiamento sindical, qualificação profissional, inclusão de pessoas com deficiência (PcDs), primeiro emprego, fortalecimento institucional e economia verde.

As proposições elaboradas durante a etapa tocantinense irão se somar às contribuições de outros estados e comporão a pauta da plenária nacional da II CNT. O processo visa consolidar uma construção coletiva e democrática de políticas públicas voltadas à promoção do trabalho decente no Brasil.

A II Conferência Nacional do Trabalho é um espaço tripartite, paritário e democrático, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O objetivo é construir, de forma colaborativa, diretrizes para fortalecer as condições de trabalho em todo o país. As etapas estaduais estão ocorrendo em todos os estados brasileiros até 11 de dezembro de 2025.

Segundo o superintendente regional do Trabalho no Tocantins, Jalson Jácomo do Couto, a participação dos estados é essencial para o sucesso da Conferência. “Cada realidade local traz experiências, desafios e propostas que enriquecem o debate nacional. A Conferência é o espaço para que essas vozes sejam ouvidas e transformadas em diretrizes que fortaleçam o trabalho decente em todo o Brasil”, afirmou.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do superintendente Jalson Jácomo; do secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda, Magno Lavigne; do secretário-executivo da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Washington Luiz Vasconcelos; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Henrique Nesello; do presidente da Fecomércio/TO, Itelvino Pisoni, representando a bancada dos Empregadores; de Divino Mariozan, da CUT/TO, pela bancada dos Trabalhadores; e de Fernanda Barreto, da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

As etapas estaduais da II CNT contam com o apoio técnico da OIT, que também acompanha o desenvolvimento dos diagnósticos regionais sobre trabalho decente.

Mais informações e diagnósticos estaduais estão disponíveis no portal do Ministério do Trabalho e Emprego:
https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/assuntos/conferencia-nacional-do-trabalho/conferencia-nacional-do-trabalho-cnt/

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego (Retirado do Meu Site Contábil)


Compartilhar


Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

Olá!

Escolha alguém do nosso time para conversar.

JABC Escritório de Contabilidade

JABC Escritório de Contabilidade

WhatsApp